Visita ao Bosque Municipal Fábio Barreto - Ribeirão Preto

Visita ao Bosque Municipal Fábio Barreto : Alunos tocam o leão empalhado

Olhos da Alma promove visita ao Bosque Municipal Fábio Barreto - Ribeirão Preto

 

Nesta sexta-feira dia 1º de Abril a Unidade Olhos da Alma promoveu mais um de seus passeios culturais. Desta vez o local escolhido foi o Bosque Municipal Fábio Barreto, localizado em Ribeirão Preto. A visita durou o dia todo e contou com alunos, professores, técnicos, comissão organizadora e algumas mães de alunos também.

 

Um monitor do próprio Bosque acompanhou o grupo ao longo da visita dando explicações sobre a vegetação e sobre a fauna, ressaltando sua importância, hábitos, hábitat natural, como chegaram ao Bosque, além de questões relativas a educação ambiental em geral.

 

Em virtude da ausência do sentido visual os animais eram apresentados ao grupo por meio da audiodescrição, realizada pelos professores e técnicos da Unidade Olhos da Alma. A audiodescrição, também considerada um recurso de acessibilidade permite que a pessoa com deficiência visual possa compreender a imagem, fato ou situação que ocorre a sua frente, por meio da descrição de detalhes específicos dados por outra pessoa.

 

Além disso, o Bosque oferece aos seus visitantes a oportunidade de tocar algumas espécies vivas, tais como: a iguana, a serpente, a jibóia, além de outras partes de animais e outros bichos, tais como: o casco da tartaruga marinha, o chifre do cervo, a pena da arara, o ovo de avestruz, de ema, e um leão empalhado, que fez a alegria do grupo.

 

Essas oportunidades, aliadas as outras características do ambiente, como os odores característicos, das texturas diversas, os inúmeros sons  deram e dão ao passeio um objetivo cultural e de estimulação dos outros sentidos, tão importantes quando se trata de deficiência visual.

 

 

 

 

Na foto (fonte Ribeirão Preto on line): crianças tocam o leão empalhado

Voltar à página principal

Unidade Olhos da Alma
Rua Maestro Grossi, 348 - Jaboticabal, SP

Fone: (16) 3202-5349

contato@olhosdaalma.com.br
Olhos da Alma