Gráfica Braile

O sistema braille é um sistema de escrita tátil formado por seis pontos em relevo, distribuídos em duas colunas e três linhas. Esses seis pontos permitem, ao serem combinados, a formação de sessenta e três caracteres diferentes. Seu idealizador foi um francês chamado Louis Braille (1809-1852) que, aos 3 anos de idade, devido a um acidente na selaria de seu pai, Simon René, ficou cego.

Braille, aos dez anos, inicia seus estudos no Instituto Real dos Jovens Cegos localizado em Paris. Nesta escola, Louis entra em contato com um sistema de escrita baseado em pontos e linhas que fora criado pelo capitão da artilharia francesa Charles Babier.

O jovem cego, agora com cerca de 16 anos, decide utilizar a idéia de Barbier e, em 1825, apresenta um sistema de escrita fonética formado por pontos em relevo.

Graças a este jovem idealizador, as pessoas cegas puderam sair da escuridão em que viviam imersas, ampliando suas possibilidades de entrar, de forma efetiva, na sociedade, lutando por maior igualdade e oportunidade. O sistema Braille permite às pessoas cegas não só entrarem no universo acadêmico, como também utilizar a escrita como uma ferramenta de comunicação e de lazer, estando, dessa forma, em contato com outras pessoas que estejam na mesma situação que elas.

Voltar à página principal

Unidade Olhos da Alma
Rua Maestro Grossi, 348 - Jaboticabal, SP

Fone: (16) 3202-5349

contato@olhosdaalma.com.br
Olhos da Alma