Deficiência Visual / 04/04/2011 - Deficientes visuais e auditivos participam do 15o Festival Amazonas de Ópera

Imagem reportagem

Manaus - A última apresentação da ópera "O Diálogo das Carmelitas", no Teatro Amazonas pelo 15o Festival de Ópera, contou com a presença de deficientes visuais e auditivos na noite desta terça-feira (2). O projeto que promove a ida desses deficientes a eventos natalinos, festivais de ópera e de cinema através da audiodescrição e da linguagem de sinais, é realizado desde 2009 em Manaus.

 

Para o estudante de direito, deficiente visual, Leonardo Santiago Pimentel, 21, o projeto é importante por ser a única maneira de eles poderem participar e entender o que está acontecendo mesmo sem visualizar. O rapaz, mesmo sem ver, consegue até mesmo descrever algumas cenas. "Eu achei mais forte a cena em que a freira cai no chão morta e outra feira a carrega. Achei um ato bem solidário da parte dela" falou o rapaz sobre a ópera "O Diálogo das Carmelitas". Ele disse também que através da audiodescrição ele já pôde prestigiar vários outros eventos promovidos pela Secretaria de Cultural.

 

O casal João Robert, 39, e Silvia Costa, 39, ambos deficientes visuais, estavam prestigiando o evento de hoje e também já estiveram em outros eventos com a audiodescrição. "É fundamental porque nós conseguimos imaginar e visualizar mentalmente. O audiodescritor consegue passar pra gente o que realmente está acontecendo. Podemos até não entender 100%, mas 90% nós conseguimos" relatou o aposentado. Já a funcionária pública, Silvia, disse que além de conseguir acompanhar é possível viajar com o que está acontecendo".

 

Os deficientes auditivos acompanham o espetáculo através de um telão, localizado acima do palco, com tradução em libras. Para melhor visualização, eles são deslocados, geralmente, para o segundo andar do teatro. Tanto a tradução quanto a audiodescrição são realizadas ao vivo em diferentes pontos do teatro.

 

Nesta 15o edição do Festival Amazonas de Ópera, quatro espetáculos terão serão voltadas ao atendimento dos deficientes. As próximas apresentações serão no dia 22 e 29, sendo a primeira "Tristan uns Isolde" e "Cenas Líricas - 15 anos e FAO". O Festival é realizado pela Secretaria de Cultura com o apoio da operadora de telefonia Vivo.

 

Segundo a assessoria da Secretaria de Cultura, cerca de 31 deficientes participaram do evento, para eles a entrada era gratuita.

 

Fonte:

http://www.d24am.com/plus/artes-shows/deficientes-visuais-e-auditivos-participam-do-15o-festival-amazonas-de-opera/23048

 

Lívia Anselmo

Voltar ao menu anterior

Unidade Olhos da Alma
Rua Maestro Grossi, 348 - Jaboticabal, SP

Fone: (16) 3202-5349

uniolhosdalma@yahoo.com.br
Olhos da Alma