Deficiência Visual / 05/07/11 - Tudo sobre o II Encontro de SP da Organização Nacional de Cegos do Brasil – ONCB

oncb

 

Tudo sobre o II Encontro de SP da Organização Nacional de Cegos do Brasil – ONCB

 

240 participantes, sendo 130 crianças e adolescentes da rede de ensino e de ONGS da região de Itapetininga e 110 pessoas com deficiência visual ou que atuam na causa da inclusão e acessibilidade, vindas de 35 municípios, 7 estados do país e representando 38 instituições de e para cegos, além de secretarias e conselhos municipais, estaduais e federais. Esses foram os números que compuseram o evento Inclusão e Acessibilidade um direito de Todos e o II Encontro Estadual de SP da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) ocorrido de 22 a 25 de junho no município de Itapetininga SP.

No pré-evento, realizado no dia 22 de junho, 130 crianças e adolescentes pertencentes a diversas associações e estabelecimentos de ensino da região de Itapetininga, participaram do “Café Inclusivo” em uma tarde com diversas atividades teóricas e práticas que destacaram os recursos para pessoas com deficiência visual e o respeito à diversidade humana.

 

Com recursos multimídia, linguagem simples, porém clara, e muitas dinâmicas, o fator humano foi o grande destaque nas atividades do evento, ministradas pelo consultor em inclusão e acessibilidade da Laramara, Diretor de Comunicação Do CEPREVI e Delegado da Organização Nacional de Cegos do Brasil: Beto Pereira.

Paradigmas, mitos, tabus, preconceitos e estigmas, foram alguns dos assuntos abordados antecedendo a realização de diversas dinâmicas, dentre as quais: como auxiliar e guiar uma pessoa cega; como é possível utilizar o computador, ler e ver com as mãos; interagindo com o cão-guia. Todas elas, realizadas com muito empenho por todos os participantes.

Outro momento marcante, e que prendeu a atenção de todas as crianças e adolescentes, foi à exibição pela Sony do filme “Tá Chovendo Hambúrguer”, com o recurso de audiodescrição – narrativa sonora para pessoas com deficiência visual.

Todos os presentes, foram contemplados com um kit da Fundação Educar D’paschoal e com uma camiseta da Sony e, no final das atividades, convidados para um saboroso e descontraído coffe break.

Às 15:00 do dia 23 de junho, fora composta pela cerimonialista Karolline Sales a mesa de abertura do evento magno com as seguintes autoridades:

• Representando a equipe organizadora do evento, os delegados da Organização Nacional de Cegos do Brasil: O Consultor em Inclusão e Acessibilidade da Laramara, Diretor de Comunicação do CEPREVI e Delegado e consultor em Acessibilidade da Organização Nacional de Cegos do Brasil Sr. Beto Pereira;
• Presidenta do CEPRÉVI: Sra. Ana Maria Murosáki Marczuk;
• Representando o Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência – CONADE e o Presidente da ONCB: Sr. José Antonio Ferreira Freire;
• Senhor Secretário da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Sr. Antonio José do Nascimento Ferreira;
• Representando a Dra. Linamara Rizzo Battistella, Secretária da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo: Sr. Vanilton Senatore;
• Representando a Sra. Eliana Fontes, Secretária da Promoção Social de Itapetininga: Sra. Eliana Almeida;
• Representando a Sra. Susana Albuquerque – Secretária de Educação de Itapetininga: Sra. Neuza Gomes;
• Representando o Conselho Nacional de Saúde, ONCB, ULAC, FREC e ADVBG: Sr. Volmir Raimondi;
• Representando o Comitê Paraolímpico Brasileiro, ONCB, UMC e ULAC: Sr. Mizael Conrado de Oliveira;
• Representando o Conselho Nacional de Assistência Social, ONCB, ULAC e FENAVAPE: Sr. Carlos Eduardo Ferrari;
• Representando as Organizaciones Privadas de Uruguai: Sra. Natalia Guala; Prefeito da cidade de Itapetininga: Sr. Roberto Ramalho.

 

Já na abertura oficial do evento, era nítido o protagonismo da pessoa cega, o comprometimento de cada autoridade que fizera uso da palavra, bem como de cada participante que atentamente acompanhava a cada explanação, fatos estes, que já antecipava a qualidade das palestras, questionamentos, participação plena e o diálogo, que foram uma constante durante todo o evento.

Ainda durante à tarde do dia 23, ocorreram às seguintes atividades: fala Institucional da ONCB: história, presente e futuro; a pessoa com deficiência visual como protagonista em distintos processos; um cenário de oportunidades e desafios: esporte, saúde, assistência social e a defesa de direitos das pessoas com deficiência; o movimento de cegos a partir da perspectiva dos jovens.

Na manhã do dia 24 de junho, todos os participantes acompanharam atentamente e interagiram com os seguintes temas:
Bradesco, lado a lado com a acessibilidade; o papel, ações e programas da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência; juntos podemos mais: a importância de atuarmos coletivamente na busca de interesses comuns; o papel das ONGs e os recursos para pessoas com deficiência visual e sua colocação no mercado de trabalho; cão-guia: fomentação, direito de escolha e de utilização; o movimento internacional de pessoas com deficiência visual; manejo de conflitos.

 

No período da tarde, foram postos em tela os seguintes temas:

• Gestão institucional;
• Acessibilidade e preconceito: o que você tem a ver com isso?;
• “Cursos para capacitação de profissionais para atuarem junto à pessoa com deficiência visual e/ou múltipla”;
• Sony – Audiodescrição: metodologias e exibição de filme;
• Formação de grupos de trabalho e uma apresentação musical regional com crianças e jovens com múltiplas deficiências.

Na manhã do Sábado (dia 25 de junho) formaram-se quatro grupos de trabalho, cabendo a cada um deles, analisar e propor ações concernentes aos seguintes temas:

• O esporte na educação;
• Protagonismo feminino;
• A participação do Jovem com deficiência visual no movimento representativo;
• Difusão e democratização de recursos de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual.

De cada um desses 4 grupos, resultou um documento específico que, após formatados, serão aglutinados e divulgados como a Carta de Itapetininga, resultante do II encontro estadual de São Paulo da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB).

No final da manhã, Beto Pereira e Karoll Sales, que juntamente com Wesley Gamaliel organizaram todo o evento, fizeram questão de entregar em mãos o certificado e cumprimentar a cada um dos participantes que cumpriram brilhantemente a carga horária mínima exigida de 90% de presença nas atividades realizadas.

O receptivo inclusivo dos hotéis “Colonial” e “Universitário”, bem como do restaurante “Pimenta de Cheiro”, dos motoristas do traslado local e intermunicipal e de todos os facilitadores foram fruto de uma pré-capacitação, a fim de receber a todos os convidados com respeito e o máximo de conforto.

 

O comprometimento do senhor prefeito de Itapetininga Roberto Ramalho e das Secretarias de Educação e de Promoção Social foram fundamentais para a concretização e êxito de um evento que inicialmente seria estadual e que alcançou dimensão nacional e internacional.

Desde suas atividades de representação no exterior, o presidente da ONCB, Moises Bauer Luiz, impossibilitado de fazer-se presente, acompanhou a transmissão do evento através da Internet, felicitando os organizadores e a todos os presentes.

Tendo como objetivo pleno a construção de políticas públicas e de ações que resultem em uma sociedade mais atenta, acessível e justa, o que demandou de muito comprometimento de todos os participantes durante todo o evento, a questão social advinda da presença de pessoas com deficiência visual nos hotéis, cafés, bares, danceterias, shopping e comércio local de Itapetininga durante o contraturno das atividades, certamente transformaram positivamente também a sociedade local.

O Brilhantismo de Karoll Sales como cerimonialista, organizadora do traslado intermunicipal, capacitação de hotéis e restaurante e contato com os palestrantes; a atuação de Wesley Gamaliel como articulador local, organizador da hospedagem e do som e a performance de Beto Pereira na elaboração e execução do projeto, captação de recurso, contato com a imprensa e realização do pré-evento Café Inclusivo, são alguns dos exemplos práticos que ratificam que a pessoa com deficiência visual pode e deve assumir seu papel de protagonismo e de agente de transformação social.

O evento Inclusão e Acessibilidade, um Direito de todos e II Encontro Estadual de SP da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) teve o Patrocínio do Banco Bradesco, Suzano Papel e Celulose S/A, Fundação Educar DPaschoal, Instituto 3M de Inovação Social, Óticas Terceira Visão, Unimed Itapetininga e apoio da Sony e Prefeitura de Itapetininga, bem como apoio institucional da AVAPE – Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência, CEPREVI – Centro de Pesquisa e Reabilitação Visual de Itapetininga, Fundação Dorina Nowill e Laramara – Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual.

Por Robert Mortimer
Ao DivulGar, por favor citar a fonte:

www.betopereira.com.br

Todos os áudios do evento estão disponíveis em:

www.oncb.org.br

Voltar ao menu anterior

Unidade Olhos da Alma
Rua Maestro Grossi, 348 - Jaboticabal, SP

Fone: (16) 3202-5349

uniolhosdalma@yahoo.com.br
Olhos da Alma