Os Programas de Intervenção Precoce, atualmente, são considerados uma modalidade de fundamental importância quando se trata de deficiências e transtornos do desenvolvimento. É compreendida como uma prática de nível preventivo, uma vez que efetivamente previne a evolução de aspectos já instalados relativos a uma deficiência, doença ou transtorno.
Quanto mais cedo o diagnóstico e a orientação para o inicio da Intervenção Precoce, maiores são os resultados e avanços acerca do desenvolvimento da criança.
Na Unidade Olhos da Alma, o Programa de Intervenção Precoce atende crianças de 0 a 3 anos e faz uso de procedimentos e técnicas com objetivos Educacionais e de Habilitação e Reabilitação.
A criança com deficiência visual e com deficiência múltipla (associada a visual) necessita de estimulação multissensorial. Estimulação esta que irá ajudá-la a completar, integrar e assimilar a informação que necessita saber sobre o meio, as pessoas e os objetos. É por meio destas estimulações que a criança poderá obter referências de outras vias perceptivas para estabelecer e manter um contato adequado com o meio e sentirem-se seguras. Essas referências perceptivas ou sensoriais serão oferecidas aos orgãos integros, ou seja, para aqueles que não sofreram influencia da deficiência e também para aqueles comprometidos, pois a criança desenvolverá a sua própria maneira de integrar as informações.
A criança desprovida da visão que não recebe nenhum tipo de estimulação ou ainda que a recebe de modo empobrecido ou deficitário torna-se passiva, pois não pode receber estímulos visuais não busca ou alcança os objetos, dificultando sua exploração do meio em que vive e assim seu desenvolvimento global.
Desta forma, objetivo específico da intervenção precoce é desenvolver a motricidade, a linguagem, a natureza e a matemática, pois com isso será possível que o aluno tenha novas experiências e possa compreender melhor o mundo ao redor.
E para complementar a intervenção e torná-la mais eficaz é preciso trabalhar em conjunto com a família, ou seja, explicando, informando e ensinando alternativas que possibilitem atividades prazerosas para promover o desenvolvimento de seus filhos, além de avaliar as expectativas, necessidades e potencialidades da criança para que estas tenham atenção especial e facilitem a integração ao meio e a sociedade.
O Programa de Intervenção Precoce da Unidade Olhos da Alma oferece o serviço dos Projetos Acolher I e II, nos quais ocorrem atendimentos com profissionais especializados da área da Educação Especial, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia. Os atendimentos ocorrem uma vez por semana e contam com a participação das mães durante as atividades.
Unidade Olhos da Alma Rua Maestro Grossi, 348 - Jaboticabal, SP Fone: (16) 3202-5349uniolhosdalma@yahoo.com.br |