Projetos Educacionais / Projeto do Brincar ao Aprender

Atendimento Educacional Especializado

Apresentação e justificativa

Segundo as palavras de Vygotsky, uma prática pedagógica que tome como ponto de partida a deficiência ou a dificuldade como pressuposto prévio, determina-se o que a pessoa não poderá alcançar. Se, ao contrário, não "reduzimos", de antemão, as possibilidades dessa pessoa com deficiência e, num processo de interação constante, procuramos com ele as "vias de acesso" à constituição de conhecimentos e valores, estaremos possibilitando que aprenda e se desenvolva, apesar da deficiência, sem previamente determinarmos até onde terá condições de caminhar.

Diante dessa dinâmica de funcionamento e desse princípio levantado acima que a Instituição conta com atendimentos pedagógicos e terapêuticos que fazem uso, juntamente com outros, do ambiente de uma diversidade de materiais e recursos para o melhor desenvolvimento do trabalho e o alcance dos objetivos pertinentes a cada um deles.

Também segundo os princípios de Vygotsky, a origem das mudanças que ocorrem no homem, ao longo do seu desenvolvimento, estão na Sociedade, na Cultura e na sua História. O referencial histórico-cultural apresenta uma nova maneira de entender a relação entre sujeito e objeto, no processo de construção do conhecimento. Segundo essa perspectiva o sujeito é ativo e interativo, sendo na troca com outros sujeitos e consigo próprio que se vão internalizando conhecimentos, papéis e funções sociais, o que permite a constituição de conhecimentos e da própria consciência. Quando alguém não consegue realizar sozinho determinada tarefa, mas o faz com a ajuda de outros parceiros mais experientes, seja colega, profissional, professor, terapeuta, está nos revelando o seu nível de desenvolvimento proximal, que já contém aspectos e partes mais ou menos desenvolvidas de instituições, noções e conceitos. Portanto, o nível de desenvolvimento de uma pessoa, não pode ser determinado apenas pelo que consegue produzir de forma independente; é necessário conhecer o que consegue realizar, muito embora ainda necessite do auxílio de outras pessoas para fazê-lo. Assim, verificamos a importância de nosso projeto.

Objetivos

 

Geral

· Promover o aprendizado e o desenvolvimento global dos assistidos na Unidade de Atendimento ao Deficiente Visual Olhos da Alma;

 

Específicos

· Adquirir recursos lúdicos e recursos de apoio para serem utilizados nos atendimentos dos assistidos;

· Trabalhar as áreas do desenvolvimento humano dos assistidos: linguagem, cognitiva, motora e social;

· Buscar a melhoria da prática pedagógica e terapêutico visando o sucesso na aprendizagem e no desenvolvimento dos assistidos por meio de recursos diferenciados;

· Ofertar serviços e recursos novos e de melhor qualidade para os profissionais da unidade desenvolver seus trabalhos com os assistidos;

 

Público alvo e beneficiados

O público alvo do Projeto são os assistidos matriculados e seus familiares que freqüentam a na Unidade Olhos da Alma;Educadores e profissionais da Unidade Olhos da Alma;

Os beneficiados são 66 pessoas com deficiência visual e/ou deficiências múltilplas, de zero anos sem limite de idade. Sendo desses alunos: 48 alunos, 32 alunos de 0 à 20 anos e 16 alunos de 20 à 30 anos.

 

Resultados Esperados

Espera-se que os recursos incrementem a usabilidade da Brinquedoteca, do Atendimento Educacional Especializado (AEE), dos atendimentos terapêuticos e seus locais e salas, além do fazer e do atuar de seus profissionais. Dando assim, condições adequadas de trabalho (meios para avaliação, procedimentos terapêuticos e variedade de meios) aos profissionais para desenvolver seus atendimentos e possibilidade para os assistidos demonstrar suas potencialidades, melhoria no processo de ensino e aprendizagem dos assistidos dentro da instituição Olhos da Alma e no ensino regular.

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Unidade Olhos da Alma
Rua Maestro Grossi, 348 - Jaboticabal, SP

Fone: (16) 3202-5349

uniolhosdalma@yahoo.com.br
Olhos da Alma