Atende jovens e adultos com cegueira e baixa visão entre 15 a 3ª idade, que estão em processo de habilitação e ou reabilitação na área pedagógica.
Este programa tem como objetivo fazer com que adquiram progressivamente uma competência em relação à linguagem que lhes possibilite resolver problemas da vida cotidiana, ter acesso aos bens culturais e alcançar a participação plena no mundo letrado pelo uso da teoria do construtivismo.
Elaborar recursos pedagógicos reeducativos que visam o desenvolvimento de funções específicas para a aprendizagem de pessoas com múltipla deficiência, abrangendo vários eixos de estruturação: afetivos, cognitivos, motores e sociais, tendo em vista a construção do conhecimento e experiências multissensoriais.
Alfabetizar e utilizar o método fônico em situações que favoreçam a análise e a reflexão sobre o sistema alfabético de escrita e a correspondência grafo-fonêmica, numa perspectiva construtivista, propiciando assim o acesso e domínio do sistema Braille ou da escrita ampliada.
A leitura e a escrita se fazem necessária para a aprendizagem de jovens e adultos. Ela é o mais importante meio de adquirir conhecimentos sendo eles acadêmico, cultural e social, portanto o Sistema Braille proporciona o acesso para a pessoa deficiente visual a esses meios através da grafia braille para a língua portuguesa, código unificado matemático, musicografia braille e grafia braille para informática.
A aprendizagem da matemática é realizada com o uso do cuisenaire e o soroban adaptado, o qual viabiliza técnicas que proporciona acesso a qualquer operação matemática.
Unidade Olhos da Alma Rua Maestro Grossi, 348 - Jaboticabal, SP Fone: (16) 3202-5349uniolhosdalma@yahoo.com.br |