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Deficiência Múltipla

O termo deficiência múltipla tem sido utilizado, com freqüência, para caracterizar o conjunto de duas ou mais deficiências associadas, de ordem física, sensorial, mental, emocional ou de comportamento social. No entanto, não é o somatório dessas alterações que caracterizam a múltipla deficiência, mas sim o nível de desenvolvimento, as possibilidades funcionais, de comunicação, interação social e de aprendizagem que determinam as necessidades educacionais dessas pessoas.

 

Estes alunos podem apresentar alterações significativas no processo de desenvolvimento, aprendizagem e adaptação social. Possuem variadas potencialidades, possibilidades funcionais e necessidades concretas a serem compreendidas e consideradas. Apresentam, algumas vezes, interesses inusitados, diferentes níveis de motivação, formas incomuns de agir, comunicar e expressar suas necessidades, desejos e sentimentos.

O desempenho e as competências dessas crianças são heterogêneos e variáveis. Alunos, com níveis funcionais básicos e possibilidades de adaptação ao meio podem e devem ser educados em classe comum, mediante a necessária adaptação e suplementação curricular. Outros, entretanto, com mais dificuldades, poderão necessitar de processos especiais de ensino, apoios intensos, contínuos e currículo alternativo que correspondam às suas necessidades na classe comum.

 

Na unidade Olhos da Alma, há o Programa Intervenção Precoce para atender crianças com deficiências associadas a visual.

O programa propõe o desenvolvimento de habilidades e competências por meio de atividades naturais, lúdicas, nas atividades de vida diária (AVD) e orientação e mobilidade. Valoriza a construção do conhecimento em grupo, pelo brinquedo, pelas atividades de ação funcional em casa na escola e na instituição.

A organização do programa está voltada para momentos individuais de trabalho conjunto com a família para escuta, acolhida, avaliações, trocas de informações e orientações, e também para momentos de atividades em grupo, grupos de mães com suas crianças em situações lúdicas: brinquedo em sala, área livre, passeios; atividades de alimentação, higiene, orientação e mobilidade.

 

Além disso, a Unidade Olhos da Alma elabora um Plano de Desenvolvimento IndividualizadoPDI – para todos os alunos/usuários dos Programas da instituição. Trata-se de um documento onde são descritos de modo pormenorizado os objetivos de cada área, atendimento, atividade e projeto de cada aluno/usuário.

É um instrumento que visa a melhor forma de indicar os serviços prestados ao usuário, de modo que os objetivos selecionados por cada área são integrados e levam em consideração os interesses do aluno e de sua família, suas necessidades e potencialidades.

O PDI é uma forma recente de plano de trabalho e vem se tornando popular no âmbito da Educação Especial com diversas denominações diferentes. Sua efetividade e sucesso estão baseados na garantia da individualidade do aluno e na consideração de seu projeto de vida como objetivo dos serviços prestados. Com esse Plano de Desenvolvimento o próprio aluno é sujeito de sua evolução e assim avaliado segundo suas características, interesses e expectativas.

As crianças com múltipla deficiência que apresentam dificuldades acentuadas de aprendizagem não se desenvolvem ou aprendem espontaneamente como as demais crianças. Elas necessitam de uma escola que tenha como foco a qualidade e a eqüidade. Isso se manifesta pela eficiência nas estratégias de comunicação e instrução, no suporte tecnológico capaz de minimizar as desvantagens e, principalmente, nas formas diferenciadas de avaliar e intervir no planejamento individual e coletivo. Para isso a Unidade Olhos da Alma preconiza os atendimentos de Intervenção Precoce para crianças com esse diagnóstico e planejamentos individualizados para estes e o restante dos atendidos.

 

As crianças com múltipla deficiência geralmente apresentam dificuldade de comunicar seus pensamentos, desejos, intenções. A maior parte desses alunos não apresenta linguagem verbal, mas pode comunicar-se por gestos, olhar, movimentos corporais mínimos, sinais, objetos e símbolos. Necessitam, para isso, de pessoas interativas, receptivas, que ofereçam apoio e incentivem esse processo de comunicação não-verbal.

 

Para isso a Unidade Olhos da Alma oferece uma ferramenta denominada Comunicação Suplementar Alternativa, a qual utiliza, quando a criança não fala, objetos-símbolo, figuras ou códigos de comunicação, ou ainda um sistema de comunicação por símbolos, figuras, letras e números. É uma estratégia educativa que pode ser criada de acordo com as necessidades do aluno, planejada com os pais e especialistas da comunicação e linguagem, tendo em vista a elaboração e organização do pensamento e a construção do conhecimento de forma significativa.

As crianças com deficiências múltiplas podem necessitar de mais tempo para adquirir mecanismos de adaptação às novas situações, mas com uma boa mediação de professores e pais poderão criar estratégias de ação e pensamento; assim, poderão auto-regular com ajuda seu comportamento e desenvolver a autonomia pessoal, social e intelectual.

O avanço no processo de desenvolvimento e aprendizagem dessas crianças compreende uma ação coletiva maior, intersetorialidade e responsabilidade social compartilhada. Requer colaboração entre educação, saúde e assistência social: ação complementar dos profissionais nas diferentes áreas do conhecimento (neurologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia escolar) quando necessário, fornecendo informações e orientações específicas para o atendimento às peculiaridades decorrentes de cada deficiência.

 

 

Fonte: BRASIL. Ministério da Educação e da Cultura. Estratégias e orientações pedagógicas para a educação de crianças com necessidades educacionais especiais: dificuldades acentuadas de aprendizagem: deficiência múltipla. Secretaria de Educação Especial – Brasília: MEC/SEESP – 2002.

 

Figura: Prancha de Comunicação Alternativa/aumentativa para a sala de Jogos

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